segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Explorando a Rive Gauche by pfmo at Garmin Connect - Details

Explorando a Rive Gauche by pfmo at Garmin Connect - Details

Paris, no começo do século XX, era dividida entre os bairros boêmios, que ficavam na rive gauche (o lado esquerdo do Sena) e os burgueses “caretas” (para usarmos um termo dos anos 70) que moravam na rive droite. Eu estou quase no limite da rive droite, mas bem longe da burguesia tradicional. Ao lado do apartamento (nome chique para um studio de 27 metros, num prédio sans ascenseur – sem elevador) há o Lycée professionnel et technique Jean Jaurès (depois conto para vocês que foi) – e geralmente são os filhos de emigrantes que fazem as escolas técnicas aqui. Se desço a Rue de Belleville estou num bairro de chineses. Ou seja, estou num bairro que foi operário, e vem acumulando várias camadas de emigrantes que para aqui vieram.

Toda esse preâmbulo é para contar que hoje resolvi ir dar um pulo no outro lado do Sena, a rive gauche. Publico o meu treininho de 25 km. A grande surpresa foi uma confirmação de que Paris é mesmo pequena. Do apartamento em que estou até a porta da igreja de Notre Dame são 4,5 km – a mesma distância da minha casa (na Liberdade) ao Ibira.

Acho que vou tentar, no próximo treino longo, ir até ao Sena e correr até a cidade acabar. Vai ser um bom jeito de testar os seus (e os meus) limites.

2 comentários:

  1. Correr 25 km com o visual que tem ai não deve ser dificil rs

    ResponderExcluir
  2. Curiosidade matou o gato: http://maps.google.com/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-BR&geocode=&q=Lyc%C3%A9e+professionnel+et+technique+Jean+Jaur%C3%A8s+Paris&sll=46.965259,4.394531&sspn=8.1583,21.643066&ie=UTF8&hq=Lyc%C3%A9e+professionnel+et+technique+Jean+Jaur%C3%A8s&hnear=Paris,+%C3%8Ele-de-France,+France&ll=48.822237,2.31554&spn=0.029329,0.084543&t=h&z=14

    ResponderExcluir